workshops

contrate!

workshops que trabalham diferentes técnicas, possibilitando que o indivíduo seja beneficiado em corpo, mente e espírito. Promovem autoconhecimento, transformação, ampliando a consciência para uma nova percepção de si mesmo, da vida e de sua ação no mundo. 

 

curso introdução à meditação 

meditar. A ciência já evidenciou inúmeras vezes os benefícios da meditação. Entre eles, mudar “literalmente” o cérebro. Um estudo recente realizado pela neurocientista Sara Lazar da Universidade de Harvard comprovou o aumento da atividade do córtex cingulado anterior (área ligada à atenção e à concentração), aumento do córtex pré-frontal (ligado à coordenação motora) e do hipocampo (que armazena a memória). A prática também estimula as amígdalas, grupo de neurônios que regula as emoções e, quando acionado, acelera o funcionamento do hipotálamo que é responsável pela sensação de relaxamento. Este estudo concluiu que não houve alteração da massa cinzenta entre praticantes habituais – é comum com o passar dos anos, algumas regiões do cérebro terem uma redução de tamanho. Entre novos praticantes, bastou apenas 8 semanas, 27 minutos por dia para terem essas regiões aumentadas.

em apenas cinco aulas de uma hora, você irá mergulhar em dinâmicas divertidas e curiosas sobre como meditar sem tantas exigências ou doutrinas religiosas. A meditação vipassana (insight na natureza da realidade) é ensinada utilizando a respiração (anapana) como forma de adestrar a atenção (não reação) do indivíduo para a constatação das sensações corpo e mente, sentidos e condicionamentos. A meditação zazen (sentar em meditação) também é sugerida como prática de observância dos pensamentos. Para o público em geral.

 

palestra/ workshop “meditar e transformar: a cura pela mente”

desmistificar. Nesse workshop inteiramente prático, vamos aprender que não há nada de religioso ou esotérico na prática de meditação. Dinâmicas divertidas que podem mudar a opinião de quem acha “meditar” ser algo muito difícil ou muito chato. Uma breve iniciação à meditação vipassana (insight na natureza da realidade) é ensinada utilizando a respiração (anapana) como forma de se adestrar a atenção (não reação) do indivíduo para a constatação das sensações corpo e mente, sentidos e condicionamentos. A técnica mindfulness (atenção plena) será também, exemplificada e direcionada. A dinâmica pode ser ofertada em forma de palestra ou workshop. Para o público em geral.

 

aulas especiais e temáticas 

são aulas cuidadosamente preparadas para seu evento. Faça sua proposta em relação ao tema, ao que deseja trabalhar com sua equipe ou grupo. Mente e corpo em perfeita união. Quer uma sugestão? O grande yoga das virtudes: uma leitura corporal do seu corpo em movimento – com suas limitações e desafios – para diagnósticos mentais e possíveis inspirações para um caminho de cura.

 

maratona dos 108 suryas/ versão escape/ maratona da madrugada 

de acordo com a tradição hindu, a prática de 108 sequências de saudação ao sol indica o início ou o fim de um ciclo. O número 108 é sagrado. Segundo a filosofia yogue ao se completar o circuito de 108 repetições de um japa mala (espécie de rosário indiano) alcança-se um estágio superior que ultrapassa as fixações da mente, mantendo a consciência concentrada em si mesmo. Aqui e  agora. A proposta é usar técnica de 108 sequências para entender essas oscilações mentais através do seu corpo físico e focar a mente/ sensorial em algo mais sutil.

tapas significa disciplina, força de vontade e austeridade.

os benefícios da saudação ao sol são tonificar o corpo, equilíbrio do sistema nervoso e emocional, a estabilização do ritmo respiratório e a ativação da circulação de sangue na coluna vertebral. Além da expansão das articulações e o fortalecimento dos músculos.

este evento também pode ser realizado na versão escape, onde os participantes são levados a um lugar inusitado para a prática. Há também uma versão noturna, a Maratona noturna – saudando à lua é uma deliciosa sequência de quietude que convida o praticante a observar corpo e mente de maneira sutil. Relaxamento mental através da gentileza de movimentos. Para praticantes (com algumas exceções).

 

módulo kriyás

designa os processos de purificação interna do organismo. Quer dizer atividade. Vamos deixar de lado o preconceito. Vamos falar de nossas eliminações corporais e quanto somos prejudicados quando a retemos. Precisamos deixá-las sair. Colocamos para dentro muita coisa, todo dia e nem sempre conseguimos colocar tudo para fora. Nosso corpo é uma máquina de transformação. Alimento que vira nutriente, ideias que viram um ideal, amor que vira uma dádiva. O problema é quando não conseguimos eliminar oque sobra. Ai você já sabe, o que não virou nutriente virou fezes; o ideal virou medo do novo, o amor virou raiva.

o indivíduo faz cocô, xixi, sua, arrota, peida, espirra, tosse, chora, menstrua, assua, tem orgasmos, tudo isso para deixar sair. Quando não sai, o que acontece? Vira doença. Ai você vai lá na farmácia comprar um laxante que dissolve as fezes; compra um antigases para soltar pum, vai ao psicólogo para ele ajuda-lo a deixar sair aquele choro. Até palavra que você não deixa sair vira doença.

o yoga nos presenteia com um conjunto de métodos que facilitam essas eliminações. Vamos aprender todas elas.  Acompanha material didático. Atualmente, o módulo é exclusivo para alunos em formação de instrutores de hatha yoga no Jai Vida – Yoga, Saúde e Bem Estar.

 

saudação à lua e suas versões 

refrescante, receptiva e meditativa. A saudação a lua (chandra namaskar) é uma sequência de posturas inspirada na antiga tradição onde a lua era reverenciada como uma divindade. Acreditava-se que Lord Chandra, o deus da lua, cavalgava sua carruagem (a lua) pelo céu todas as noites, puxada por dez cavalos brancos ou um antílope.

a saudação a lua é uma criação recente (1969), deste então, inúmeras versões são sistematizadas pelas linhas ou escolas de yoga – vamos aprender as principais e entender os benefícios geridos pelo sistema nervoso parassimpático. Diferente da saudação ao sol, em que é comum manter cada postura por mais tempo, na saudação à lua, as posturas fluem umas para as outras sem muita sustentação em cada posição. Esta é uma das razões pelas quais a saudação ao sol é quente e estimulante, enquanto a saudação à lua é refrescante e relaxante. Uma versão da saudação a terra (prithivi namaskar) também é ensinada no workshop.

 

clique no ícone do WhatsApp para orçamentos!
fotos dos workshops, clique (aqui). 

Utilizamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência no site e, ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.