postado por em movimento

livro raro de yoga para download!

o Yoga Makaranda, ou O Néctar do Yoga, foi o primeiro livro de Sri Krishnamacharya sobre Yoga. Publicado em 1934, no idioma Kannada, e lançado agora pela primeira vez no Ocidente, em inglês, esse livro era na época um dos pouquíssimos disponíveis sobre o assunto. Eram tempos em que o Yoga e os demais conhecimentos tradicionais da Índia, desvalorizados na cultura imposta pelo domínio colonial britânico, estavam em desuso e praticamente em vias de desaparecimento.

sri Tirumalai Krishnamacharya é considerado o responsável por resgatar o conhecimento de Yoga, tendo sido, naquele início do século XX, o elo entre a tradição ameaçada de perder-se e os tempos modernos.

em 1924, Krishnamacharya retornava a Mysore (sul da Ín­dia), depois de um período de mais de sete anos vivendo nos Himalaias com seu mestre, Sri Ramamohan Bramachari, perí­odo em que se dedicou exclusivamente ao aprendizado e à in­tensa prática de Yoga. De volta a Mysore, ele começava a cum­prir a tarefa que lhe tinha sido dada por seu mestre ao final do aprendizado: resgatar e compartilhar a essência do Yoga, dedicar-se integralmente a levar a todos a sua mensagem.

a tarefa não era nada fácil, mas felizmente ele pôde con­tar com a cumplicidade do então Maharaja de Mysore, Sri Krishnarajendra Wadiyar. Seriamente doente, o Maharaja pediu a Krishnamacharya que o tratas­se e o resultado final do tratamento foi sua cura completa. Impressionado, o Maharaja ofereceu uma sala em seu próprio palácio para que Krishnamacharya ali ensi­nasse Yoga, não só para todos os membros de sua família, mas para a comunidade. Além disso, patrocinou a publica­ção do que deveria ser uma série de livros sobre Yoga, da qual só o primeiro volume foi publicado: o Yoga Makaranda.

em 2005, conduzidos pelo professor Kausthub Desika­char, tivemos a oportunidade de conhecer e conversar lon­gamente com alguns dos primeiros alunos de Krishnama­charya. Tivemos encontros marcantes com B.K.S. Iyengar em Pune e Pattabhi Jois em seu Yogashala. Mas o mais im­pactante entre esses encontros foi, para nós, o que tivemos com um aluno de Krishnamacharya totalmente desconhe­cido no Ocidente, o professor Ranganatha Desikacharyar, já então nos seus 90 anos.

ele não teve a glória de ser mundialmente conhecido como Iyengar, Jois ou T.K.V. Desikachar (filho de Krishnamacha­rya), mas tinha a mesma intensidade e vibração dos colegas mais famosos. Foi por meio de suas palavras, ilustradas pelas histórias que nos contou, que compreendemos o impacto que T. Krishnamacharya e seus ensinamentos causaram na época, ensinamentos que não se limitavam à forma de uma escritu­ra estudada, mas que tinham a força da transmissão oral, do aprendizado vivido, integrado. O professor Ranganatha Desi­kacharyar enfatizou que o conhecimento que Krishnamacha­rya trazia a Mysore era considerado algo até então inacessível.

ao fim do encontro, Ranganatha Desikacharyar agrade­ceu muito pela oportunidade que estávamos dando a ele de falar sobre seu professor e sobre um período tão precioso de sua vida. Poucos meses depois, ele faleceu.

o Yoga Makaranda tem importância em diversos aspectos, mas um deles certamente é o de tornar disponível, mais uma vez, um documento histórico dos es­forços de Krishnamacharya em propagar o Yoga nesses pri­mórdios de seu caminho.

clique aqui e faça o download deste interessante livro!

WhatsApp Personal YogaEnvie um WhatsApp agora!